Quarta, 28 Abril 2021 04:38

CCT 2021 | Negociação entre CNU e SINDICOM vira prova de resistência

Retrospectiva da campanha salarial dos trabalhadores das Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes 2021

Após um ano difícil e uma pandemia de dimensões catastróficas, em janeiro deste ano o SITRAMICO-RJ em conjunto com os demais sindicatos que compõem o CNU – Comando Nacional Unificado, iniciou as discussões junto às empresas em torno da Convenção Coletiva de Trabalho 2021 (CCT2021).

A campanha deste ano foi iniciada no dia 15/01 com uma indecorosa proposta patronal que não contemplava nenhum tipo de reajuste nos salários e benefícios, mas condicionava a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho ao aceite de 10 itens nocivos ao trabalhador. Entre eles, compensação de dias úteis, escala de trabalho, intervalo intrajornada e redução no valor das horas extraordinárias. Além da luta para garantir os reajustes, os Sindicatos precisaram derrubar os itens impostos pelo patronal.
Ao longo de seis rodadas, e após intensas discussões, ofícios, e até mesmo um pedido de mediação no TST, o patronal apresentou aquela que viria ser a proposta final.

Nenhuma descrição de foto disponível.

 

Você, trabalhador, pare e pense: será que sozinho, você conseguiria avançar na proposta salarial apresentada pela empresa que você trabalha?

A ofensiva das empresas tem sido grande, principalmente após a aprovação da Reforma Trabalhista, em 2017, que sobrepôs a convenção coletiva à própria lei. Por isso, precisamos estar unidos e cada vez mais fortes. Na folha de pagamento do mês de maio, será descontada a Contribuição Assistencial. Este valor garante a atuação efetiva dos Sindicatos, já que custeia todas as áreas necessárias para a negociação. Contamos com a sua ajuda para manter o Sindicato cada vez mais forte e atuante com você e por você.

Contribuição assistencial: Conforme deliberado pelos presentes na assembleia de construção de pauta realizada no dia 28 de outubro de 2020, a Contribuição Assistencial/Negocial, que é destinada ao custeio de assessorias e recursos utilizados nas negociações da CCT 2021, para manter e melhorar direitos e benefícios para todos os trabalhadores do segmento das empresas distribuidoras de combustíveis e lubrificantes, será de 60 reais, para sócios do SITRAMICO-RJ, e 150 reais para não associados.

Destacamos que ao optar pela oposição ao desconto, você prejudica uma luta coletiva por melhores condições salariais e de trabalho. Porém, em respeito a decisão de cada trabalhador, o SITRAMICO-RJ assegura o direito a oposição ao referido desconto dos não associados à entidade.

Dada a pandemia, as oposições serão aceitas exclusivamente através de carta padrão disponível aqui, que deve ser enviada para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., devidamente preenchida e assinada entre os dias de 03/05/2021 a 12/05/2021.