Para oposição, país abre mão de sua soberania e verá aumentar tarifas de energia, com prejuízo à população e capitalismo “sem risco” São Paulo – Cinquenta anos depois de sua instalação, como parte de um projeto nacional de desenvolvimento, a Eletrobras será privatizada. A Câmara aprovou na tarde desta segunda-feira (21) o texto-base da Medida Provisória (MP) 1.031, de privatização da Eletrobras, que responde por quase 30% da geração de energia no país. Foram 258 votos a favor e 136 contra. Em longa sessão, de seis horas, a oposição fez obstrução e apresentou requerimentos na tentativa de tirar o projeto da pauta. Depois do texto-base, os deputados passaram a discutir emendas, aprovando a maioria. A oposição cogita recorrer ao Supremo…
Sinais de recuperação da economia são insuficientes para neutralizar o desemprego e a queda na renda, avalia diretor do Dieese. Estudo da Tendências Consultoria mostra que 1,2 milhão de famílias cairão na pobreza Ampliação do desemprego e queda na renda das famílias continuam sem sinais de recuperação São Paulo – A retomada da economia brasileira vai aprofundar a desigualdade no país. Os sinais de recuperação da atividade econômica vêm do comércio exterior, com um novo ciclo de commodities. Mas esse fator não é suficiente para equalizar os problemas de desemprego e queda de renda. Há sinais de retomada na economia brasileira graças a fatores externos, de países que atuaram forte com a vacinação e ganharam mais dinamismo econômico, avalia o…
Mobilizadas em torno do “Fora Bolsonaro”, centrais se unem em Fórum para combater retrocessos e lutar por agenda de proteção dos trabalhadores, das instituições e pela vacinação contra a covid-19 São Paulo – Articuladas pelo Fórum das Centrais Sindicais, CSB, CTB, CUT, Força Sindical, Nova Central e UGT estão determinadas a promover uma agenda de proteção dos trabalhadores e trabalhadores, da democracia e de combate à pandemia em curto prazo no Brasil. Diante de um momento de grandes desafios impostos por retrocessos do governo Bolsonaro, as centrais definiram como prioridade a união e a mobilização nas ruas para a defesa da saúde e das condições de trabalho para traçar um futuro. Em resgate aos quase 200 anos de história do…
Sábado #19J tem atos confirmados em quase o dobro de cidades que estiveram na manifestação anterior, em 29 de maio, o 29M. Rede de médicos populares criou guia de segurança Ato em Belém, no Pará40 São Paulo – As primeiras horas das manifestações do 19J registraram atos em Brasília, capitais estaduais e cidades, pequenas e grandes, pelo Brasil e de fora do país. Os protestos deste sábado (19) estão confirmados em mais de 400 cidades, quase o dobro de localidades que estiveram na mobilização anterior, em 29 de maio. No 29M, foi estimada a presença de cerca de 420 mil pessoas. Na Avenida Paulista, em São Paulo, o protesto está marcado para as 16h no vão livre do Masp. Os…
Justiça do Trabalho garante validade de normas até que acordo ou convenção seja renovado. Gilmar Mendes é contra esse entendimento Ministro do STF atendeu a pedido de confederação patronal e suspendeu súmula do TST São Paulo – Cinco anos depois de um pedido de vista, o Supremo Tribunal Federal (STF) começou a julgar, ontem (17), ação sobre a chamada ultratividade dos acordos coletivos. É o princípio pelo qual cláusulas continuam válidas mesmo após passado o período do acordo ou convenção, até que venha outra norma coletiva. O pedido contrário à ultratividade veio, previsivelmente, de uma entidade patronal, a Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen), por meio da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 323. A ação anda em…
O Sindicato dos Trabalhadores no Comercio de Minérios e Derivados de Petróleo do Estado do Rio de Janeiro (SITRAMICO-RJ), representado pelo Presidente da entidade, Sr. Ubiraci Pinho, na forma das disposições legais e estatutárias, convoca todos os empregados da empresa UNISERV TRANSPORTES E SERVIÇOS LTDA, sócios e não sócios, para a Assembleia Geral Extraordinária, a ser realizada no portão principal da BADUC (Localizada na Rod. Washington Luíz, 680 – Campos Elíseos, Duque de Caxias – RJ), no dia 21 de junho de 2021, às 09h00, em primeira e última convocação com qualquer número de presentes, para deliberarem sobre a seguinte proposta do dia: a) Discussão, Apreciação e Deliberação da proposta da Empresa, b) Assuntos Gerais. Rio de Janeiro, 16 de…
Segundo a organização, de quase 76 milhões de trabalhadores no setor em todo o mundo, mais de 80% estão na informalidade Por Vitor Nuzzi, da RBA Publicado 15/06/2021 – 18h34 30 São Paulo – Dez anos depois da adoção de um convênio (número 189) da Organização Internacional do Trabalho sobre direitos relacionados ao trabalho doméstico, o setor “segue lutando” para que se reconheça a condição desses trabalhadores e prestadores de serviços como essenciais, afirma a OIT. A entidade, que está realizando sua 109ª Conferência, divulgou nesta terça-feira (15) informe sobre a situação (confira versão em espanhol) que envolve aproximadamente 75,6 milhões em todo o mundo, dos quais 81,2% estão na informalidade. Além disso, depois desses 10 anos, em muitos casos…
Fiocruz alerta que a contaminação pelo coronavírus está acelerada em praticamente todo o Brasil. Terceira onda pode agravar cenário que já é de calamidade Vinícius Quintão/FMUSP Média de novos infectados e de mortes disparou desde o início do mês. Perspectiva é sombria1134 São Paulo – O Brasil registrou hoje (15) mais 2.468 mortes por covid-19 em um período de 24 horas, somando 490.696 vítimas da infecção respiratória desde a chegada do novo coronavírus ao país, em março do ano passado. A média de mortes se mantém elevada, próxima às 2 mil por dia. O Brasil é o país em que mais gente morreu por covid em 2021: cerca de 295 mil óbitos. Com taxa de mortalidade 4,4 vezes superior à…
Pesquisa da FGV com dezenas de países mostra que preocupação, estresse, tristeza e raiva cresceram mais no Brasil do que no mundoPor Redação RBA Publicado 15/06/2021 – 20h30Reprodução/FGV 1446 Fonte: Rede Brasil Atual (São Paulo) – “Felicidade foi embora”, verso de uma canção popular, é uma frase incluída em pesquisa divulgado pela Fundação Getulio Vargas intitulada Bem-Estar Trabalhista, Felicidade e Pandemia. Os dados mostram que o Brasil está longe do bem-estar e da felicidade, com “um grande salto de desigualdade” e queda do rendimento, pela primeira vez abaixo de R$ 1.000. O estudo da FGV mostra ainda crescimento da raiva entre os sentimentos da população. De 2019 para 2020, por exemplo, a “sensação de raiva” cresceu de 19% para 24%…
Quarta, 09 Junho 2021 07:48

Petrobrás Distribuidora | Bolsas Novas

O SITRAMICO-RJ informa que estão abertas as inscrições para Bolsas de Estudos referentes a CCT 2021 (Cláusula 18) para os funcionários da Petrobrás Distribuidora. Diferente do que ocorria anteriormente no ACT, a convenção permite apenas 1 (uma) bolsa por funcionário no valor de R$ 562,00. Para concorrer, encaminhe um e-mail para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. contendo os seguintes documentos: Comprovante de matrícula do ano corrente; Contracheque atual; Cabe destacar que caso o número de inscrições seja superior ao quantitativo de bolsas disponíveis, serão priorizados os casos de trabalhadores com menor salário. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelo Whatsapp do Sindicato: (21) 3231-2700. O Sindicato receberá as documentações impreterivelmente entre os dias 9 e 18 de junho.
Diretor técnico do Dieese, Fausto Augusto Junior, analisa a situação do mercado de trabalho no Brasil. Segundo ele, governo Bolsonaro não coloca emprego como prioridade GÊNCIA BRASÍLIA Na estimativa da OIT, em 2022, ainda haverá 205 milhões de desempregados em todo o mundo10 As informações são da Rede Brasil Atual (São Paulo) – A Organização Internacional do Trabalho (OIT) aponta que os impactos da pandemia de covid-19 colocaram 108 milhões de trabalhadores na pobreza no mundo inteiro e a recuperação do nível de emprego no patamar anterior ao da crise sanitária deve acontecer somente em 2023. Com a redução de postos de trabalho, o relatório da entidade estima que o desemprego deve atingir 220 milhões de pessoas ainda neste ano.…
Expectativa é se o governo do estado vai acatar a sentença ou recorrer em Brasília Sind. Metroviários SP Categoria fez protestos pela manutenção do acordo coletivo e dos direitos da categoria10 As informações são da Rede Brasil Atual (São Paulo) – Por unanimidade, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) considerou não abusiva a greve dos metroviários de São Paulo no mês passado e ratificou a manutenção do acordo coletivo da categoria. Os magistrados confirmaram a fixação de reajuste salarial na data-base (1º de maio). Agora, a expectativa fica em torno da reação do governo estadual, que pode acatar a sentença, pondo fim ao processo, ou recorrer ao Tribunal Superior do Trabalho (TST). Os metroviários já iniciaram a…
De acordo com levantamento feito no final de maio pelo PoderData, 60% afirmaram terem deixado de pagar alguma conta no último mês Lucas Miranda / Pixabay Fonte: São Paulo – Emprego ou renda na pandemia ficaram piores para 62% dos brasileiros, segundo pesquisa realizada entre os dias 24 e 26 pelo PoderData e divulgada nesta segunda-feira (31). A coleta de dados mostra, ainda, que 60% dos entrevistados afirmaram terem deixado de pagar alguma conta no último mês. O percentual, no primeiro quesito, é seis pontos percentuais menor do que o registrado no levantamento anterior (68%), feito um mês antes. No sentido oposto, 36% disseram não terem tido emprego e renda prejudicados por conta da pandemia, contra 30% da pesquisa anterior.…
IGP-M em 12 meses supera os 37%. Aumento médio do aluguel em São Paulo fica bem abaixo desse índice, mas há mais imóveis vagos Reprodução Inflação de quase 40% assusta inquilinos, que tentam negociar percentuais menores para reajustar contratos de aluguel Rede Brasil Atual (São Paulo) – Na semana passada, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) informou que o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M), que ainda é usado como referência em contratos de aluguel subiu 4,10% em maio. Com isso, atingiu 14,39% de variação no ano e 37,04% em 12 meses. O índice anual, o maior da série histórica (iniciada em 1994), é seis vezes maior que o da inflação oficial, o IPCA (6,76%). Por isso mesmo, o alarme desta vez…
Ao contrário do que diz o senso comum, balanços das empresas públicas desmentem principal argumento utilizado em favor da privatização Arquivo/Agência Brasil Capital está interessado em se apropriar dos lucros do setor público, alerta André Roncáglia (Unifesp) Fonte: Rede Brasil Atual (São Paulo) – O pressuposto básico daqueles que defendem a privatização é que as estatais seriam ineficientes, causando prejuízo aos cofres públicos. Em última instância, esses custos seriam repassados para o bolso do contribuinte. Mas um olhar atento sobre os balanços apresentados por empresas públicas como a Eletrobras, os Correios e a Caixa Econômica Federal (CEF), desmentem esse argumento. As três empresas, que estão na mira do governo Bolsonaro, registraram lucros que somam R$ 21 bilhões somente no ano…
Por enquanto, três ministros dispensam e dois defendem negociação prévia. Procurador fala em “diálogo social” Divulgação Caso tem origem em 2009, quando a Embraer demitiu 4.200 de 18 mil funcionários10 São Paulo – Pedido de vista do ministro Dias Toffoli, no último dia 20, interrompeu o julgamento de ação que discute a necessidade de negociação coletiva antes de demissões coletivas. Por enquanto, três ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) entendem que a negociação prévia à demissão em massa não é necessária, enquanto dois sustentam que sim. O caso tem origem em 2009, quando a Embraer demitiu 4.200 de 18 mil funcionários. “A criação dessa exigência (negociação prévia), para buscar alternativas de menor impacto social, representou um autêntico avanço civilizatório”, afirma…
Proposta do governo que tramita na Câmara se sustenta em suposto ‘excesso’ de funcionários públicos, o que não é verdade, afirma deputado Alencar Santana Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Alencar Santana: reforma “é mais uma tentativa do governo Bolsonaro de destruir as políticas públicas do país”20 São Paulo – A reforma administrativa que tramita na Câmara dos Deputados, se aprovada, vai comprometer os serviços públicos e o atendimento aos mais pobres e humildes que precisam desses serviços. Essa é a opinião do deputado federal Alencar Santana (PT-SP) que tem atuado contra esse projeto que faz parte da agenda neoliberal do governo Bolsonaro. Na terça-feira (25), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara aprovou a admissibilidade da Proposta de Emenda…
Cortes nos benefícios por falta de prova de vida começam pela competência do mês de maio, para os residentes no Brasil Marcello Casal Jr / ABr Parte dos beneficiários poderão fazer a prova de vida de forma virtual – Marcello Casal Jr Brasil de Fato – A partir de 1º de junho deste ano, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retoma o bloqueio de benefícios de aposentados e pensionistas por falta de prova de vida. O procedimento estava suspenso desde março do ano passado, devido à pandemia de covid-19. A medida foi publicada na Portaria 1.299, do último dia 13 de maio, apesar do contexto acentuado de pandemia de coronavírus no Brasil. Saiba mais: Privatização da Eletrobras ‘é uma…
Situação financeira das 69 universidades está no limite. Mesmo que não fechem as portas, podem suspender serviços essenciaisPor Cida de Oliveira, da RBA Publicado 18/05/2021 – 20h41Divulgação: Adufla/Andes Os cortes na educação tornaram-se ainda mais drásticos com o governo de Jair Bolsonaro Por Rede Brasil Atual (São Paulo) – As 69 universidades federais brasileiras estão no limite e não têm mais de onde cortar despesas sem que coloquem em risco o seu funcionamento. Com cada vez menos recursos, em muitas unidades já foram cortadas bolsas, a limpeza e a manutenção da infraestrutura. Não há mais como fazer melhorias, como obras de acessibilidade. A segurança também foi afetada, o que põe em risco o patrimônio público e as pessoas. Há ainda…
Associação Brasileira de Juristas pela Democracia aderiu à notícia-crime protocolada junto ao STJ pelo Movimento Nacional de Direitos Humanos Por Redação RBA (São Paulo) – O governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro, deve ser responsabilizado pela chacina do Jacarezinho que matou 29 pessoas no dia 6 de maio. Assim se manifesta a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), ao aderir à notícia-crime protocolada em 10 de maio pelo Movimento Nacional de Direitos Humanos (MNDH) junto ao Superior Tribunal Justiça (STJ). As entidades pedem, além da responsabilização do governo pela chacina, que responda por crime de desobediência previsto no artigo 330 do Código Penal. Isso porque o governo do Rio descumpriu decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que restringiu…
Página 1 de 6