Em nova reunião, empresas insistem na mesma proposta rebaixada

Em respeito a decisão dos trabalhadores em assembleia, no dia 12/03, o CNU – Comando Nacional Unificado, reuniu-se com o SINDICOM para uma nova rodada de negociações em torno da CCT 2021. Na primeira semana de março, as assembleias realizadas no Rio de Janeiro rejeitaram a proposta apresentada pelas empresas na quinta rodada.
As empresas querem que os trabalhadores paguem a conta da pandemia
Na reunião, as companhias mantiveram o discurso tentando impor aos trabalhadores goela abaixo a proposta apresentada no fim de fevereiro, que registra perda de 2,45% nos salários, tendo como base a inflação do período (INPC:5,45). Além disso, as companhias recusaram uma nova prorrogação da CCT em vigor numa tentativa de forçar a aprovação da proposta apresentada na rodada anterior. Vale lembrar que desde a Reforma Trabalhista aprovada no Governo Temer, a possibilidade de prorrogação de acordos e convenções coletivas durante o período de negociações está nas mãos das empresas.
CNU na luta contra o arrocho salarial
Outro ponto importante é que a recusa da proposta pelos trabalhadores também permite o acionamento de outras instâncias para que seja possível evoluir a proposta. Por conta disso, o CNU está organizando os materiais necessários para entrar com um processo de mediação no TST – Tribunal Superior do Trabalho nos próximos dias.
Fiquem atentos e mobilizados! Todas as novidades serão divulgadas no nosso site e nas redes sociais do SITRAMICO-RJ.