Após doações e investimentos envolvendo milhões com aquisições e fusões, empresas alegam falta de dinheiro e tentam impor perdas aos trabalhadores
Em respeito a decisão dos trabalhadores durante as assembleias realizadas após a sexta rodada de negociações, na última sexta-feira, 18, o SITRAMICO-RJ, junto com demais Sindicatos que compõem o CNU – Comando Nacional unificado – e a Federação Nacional esteve na mediação online para a CCT 2021 das distribuidoras de combustíveis e lubrificantes promovida pelo TST – Tribunal Superior do Trabalho. A reunião envolveu Sindicatos de diferentes estados e Federações. Neste momento, a unidade sindical é fundamental para a evolução da proposta. Os sindicatos pleiteiam reajuste de 5,45% (INPC do período). A alegação das entidades é de que se somado o ano de 2020, apenas nos últimos cinco anos, houve a corrosão dos salários na ordem de 7%.
Só unidos e mobilizados vamos conquistar uma proposta digna
Ainda na mediação, a resposta das empresas foi uma repetição dos discursos apresentados nas rodadas de negociação ocorridas desde janeiro. Falaram sobre as perdas durante a pandemia, da redução dos lucros das companhias e utilizaram pequenas empresas como desculpa para arrochar ainda mais os trabalhadores.
Por fim, o SINDICOM declinou da mediação e recusou-se a dar continuidade ao processo. Neste momento, a decisão sobre a mediação está nas mãos do Ministro Vice-presidente do TST. Estamos aguardando as novidades para decidir o rumo a ser tomado. Esta é uma briga para barrar a desvalorização dos trabalhadores e diminuir os impactos da pandemia no orçamento das famílias.
Fiquem atentos aos nossos informes! Essa é uma campanha salarial decisiva!