O SITRAMICO-RJ informa que as assembleias realizadas nos dias 17 e 18 de fevereiro rejeitaram por ampla maioria a proposta apresentada pelas empresas para a Convenção Coletiva de Trabalho 2022. As assembleias foram realizadas nas unidades de Duque de Caxias, Ilha do Governador e de forma online, em videoconferência.
Nas últimas reuniões, o Comando Nacional Unificado – CNU que representa os sindicatos SITRAMICO-RJ, SITRAMICO-RS, SINTRAPETRO-SC e STCMDP-RO tem lutado bravamente pela construção de uma proposta que honre a dedicação das nossas bases, mas as empresas, representadas pelo SINDICOM, ainda insistem em penalizar os trabalhadores reajustando os salários abaixo da inflação (INPC 10,16%) e, ainda, parcelando o aumento em duas vezes.
Além de uma proposta salarial rebaixada e parcelada, as empresas tentam forçar a alteração da Cláusula 35 (Duração Semanal de Trabalho) que impõe trabalho normal aos domingos e feriados. As empresas tem tentado impor a alteração condicionando os reajustes ao aceite do item.
Durante as assembleias, os trabalhadores (as) mostraram a sua indignação diante da proposta patronal e declararam apoio aos Sindicatos já que a rejeição foi quase unânime diante da imposição do trabalho normal nos domingos e feriados, além do reajuste fracionado. Ao comunicar a decisão das assembleias às empresas, o CNU solicitou o retorno à mesa de negociação para uma nova rodada.
Acompanhem nossos informativos! Só venceremos essa luta juntos!