Terça, 21 Setembro 2021 18:09

Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes | Reunião Semestral para acompanhamento da CCT 2021

No dia 17 de setembro, o CNU – Comando Nacional Unificado reuniu-se com as empresas distribuidoras de combustíveis e lubrificantes para a reunião de acompanhamento da CCT em vigor. Na reunião, foi apresentada uma pauta unificada que contemplava os sindicatos que compunham o CNU e a Federação Nacional. Entre os focos das entidades Sindicais estavam a corrosão do orçamento das famílias pela alta inflação registrada no último ano, questões para a manutenção dos postos de trabalho, informações sobre PLR/PPR, planos de previdência praticados pelas empresas e medidas protetivas em torno da pandemia.

Os Sindicatos destacaram vários questionamentos sobre teletrabalho e home office, mas o SINDICOM se recusou a responder. Entre os questionamentos estavam: que impactos as mudanças teriam na rotina de trabalho tendo como base as cláusulas da Convenção? Como ficariam questões como remuneração, jornada, saúde e segurança, por exemplo. O patronato quer que os sindicatos assinem uma carta branca para negociações individuais que podem ser altamente nocivas. Ao forçar o acordo individual, querem ter a possibilidade de impor acordos prejudiciais e acabar com qualquer possibilidade de resistência por parte da categoria.

Por fim, o Patronal voltou a levantar a cláusula do trabalho aos domingos, apresentado na pauta patronal nas negociações da CCT 2021, aprovada no início do ano. Item amplamente criticado durante a última negociação salarial. De forma enérgica o sindicato argumentou que esta é uma proposta indecorosa, tendo em vista o último reajuste salarial que ficou 2,5% abaixo da inflação.

Nos próximos meses, iniciaremos a campanha salarial 2022. Fiquem atentos aos nossos informativos e comunicados.

A Diretoria