No dia 17/01, o CNU – Comando Nacional Unificado – reuniu-se com o SINDICOM (sindicato patronal) para a primeira rodada de negociações salariais dos trabalhadores das distribuidoras de combustíveis e lubrificantes.
Na ocasião, as empresas apresentaram a primeira proposta para a campanha salarial deste ano. Apesar de já contemplar a inflação em vários itens, as companhias informaram que não há proposta para abono salarial e como tem ocorrido nos últimos anos, condicionaram o texto ao aceite da pauta patronal. O documento encaminhado pelo SINDICOM lista mudanças na compensação de dias úteis / feriados; banco de horas; auxílio-doença; auxílio funeral e trabalho remoto.
O CNU afirmou que a reposição da inflação é o mínimo esperado da negociação e que o documento com demandas patronais só poderia ser discutido após o esgotamento dos temas apresentados pelos trabalhadores. Por fim os sindicatos dos trabalhadores deixaram como contraproposta reajuste de 12% nos salários e benefícios mantendo as alterações de redação propostas na pauta aprovada pelos trabalhadores.
A previsão é de uma nova reunião ainda em janeiro. Fiquem atentos aos nossos informes!