Terça, 18 Mai 2021 04:44

GLP | Empresas aproveitam brecha legal para dividir luta dos trabalhadores

Apesar da queda nas vendas de diferentes ramos durante a pandemia, as distribuidoras conseguiriam aumentar as vendas desde o início da pandemia de Covid-19. De acordo com informações do Jornal O Globo, se somados, GLP, Nafta e querosene de aviação, tiveram aumento de 2,3% nos primeiros três meses deste ano se comparados com o primeiro trimestre de 2020.

Mesmo assim, nas últimas semanas, o SITRAMICO-RJ tem recebido denúncias de trabalhadores sobre a implementação das medidas provisórias 1045/21 e 1046/2021, pelas Distribuidoras de GLP. De forma resumida, as medidas permitem a adesão individual a medidas relacionadas a redução de salários proporcional a redução de jornada (que pela MP podem ser de 25%, 50% e até 70%) e suspensão dos contratos de trabalho.

Vale destacar que as empresas não se reuniram com o Sindicato para abordar a implementação das Medidas Provisórias. A informação foi obtida por meio de diversas denúncias de trabalhadores.

Ambas as MPs foram idealizadas para a proteção de empresas em risco de falência ou prejuízo. Acontece que muitas companhias têm aproveitado a brecha legal para retirar os sindicatos das discussões e impor perdas aos trabalhadores.