Segunda, 06 Outubro 2025 10:44

GLP | Negociação Coletiva CCT 2025/2026: CTRM segue na luta em nova rodada e defende a valorização dos trabalhadores do gás

No dia 3/10, o Comando dos Trabalhadores Rodoviários e de Minérios (CTRM) reuniu-se com o Sindigás, sindicato patronal, para a segunda rodada de discussões em torno da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) 2025/2026 dos trabalhadores do segmento de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).

No início da reunião, os sindicatos defenderam o reajuste de 7,5% nos salários e benefícios. Além disso, os sindicatos ressaltaram a necessidade de correções nos pisos, defendendo que esses valores sejam compatíveis com o salário-mínimo e garantam melhores condições para os trabalhadores.

Em resposta, as empresas afirmaram ter atingido o limite das propostas, apresentando como proposta o aumento dos pisos em 7%, e a aplicação do INPC (5,05%) aos demais salários e benefícios, com exceção do vale refeição e alimentação, reajustados em 6,5%. Veja ao lado a proposta apresentada:

Além desses itens, a proposta patronal* também contempla uma mudança de redação na cláusula sobre Duração Semanal de Trabalho, com a inclusão do parágrafo único: "Os consultores e agentes das áreas comerciais que exercem atividades externas ficam dispensados do controle de jornada". Também foi solicitada pelas empresas uma mudança na redação da cláusula de Auxílio Funeral, que será debatida no próximo encontro semestral.

Por fim, vale lembrar que seguimos com o compromisso de valorização dos trabalhadores e da defesa de condições justas de trabalho no setor de GLP.

Veja abaixo os indiradores: