Quarta, 09 Outubro 2024 20:41

GLP | Negociações CCT 2024/2025: Sindigás apresenta proposta final na segunda rodada

No dia 8 de outubro, o CTRM - Comando dos Trabalhadores Rodoviários e de Minérios reuniu-se com o Sindigás, sindicato patronal, para a segunda rodada de negociações para a CCT 2024/2025. Na reunião, as empresas apresentaram a proposta final para a campanha deste ano que contempla a reposição do INPC acumulado no período (3,71%), para salários superiores ao piso e cláusulas econômicas. Para os pisos salariais o reajuste ficou em 4,5%.

Como Participação nos Lucros e Resultados foi proposto o pagamento de 180% do salário acrescido de periculosidade (sendo uma parcela de 150% e a segunda parcela de 30% seis meses após), com parcela fixa de R$500 paga junto com a 1ª parcela da PLR. Além disso, as empresas apresentaram reajuste de 4,35% no vale refeição e 4,79% na cesta básica.

Um tema que gerou grande discussão foi a alteração do texto da cláusula referente à estabilidade pré-aposentadoria. De acordo com o texto apresentado pelas companhias:

“Para o pleno cumprimento dessa cláusula, o empregado, quando solicitado pela empresa pelos meios internos escritos de comunicação que forneça forma de comprovação da solicitação para o empregado, deverá fornecer o simulador de aposentadoria disponibilizado pelo site ‘Meu INSS’ no prazo de até 30 dias, podendo ser prorrogado por mais 30 dias em casos de indisponibilidade de sistema”

Ao fim da reunião, os sindicatos laborais voltaram a defender a criação de uma cláusula referente aos lanches em casos de hora extra, mas as companhias negaram a proposta. Por fim, o Sindigás afirmou que esta seria a proposta final das companhias. Foram encaminhados para o encontro semestral os pleitos referentes ao vale combustível e redução do banco de horas.

Fiquem atentos aos nossos comunicados. Em breve teremos assembleias deliberativas!