Quarta, 12 Julho 2023 11:03

GLP | NGD tenta forçar o fim do Plano de Saúde gratuito

O SITRAMICO-RJ foi informado que a Nacional Gás Distribuidora (antiga Nacional Gás Butano) tem notificado trabalhadores da ativa e aposentados sobre o pagamento do plano saúde. A empresa ameaça cortes de titulares e dependentes do plano se não quitarem os valores apresentados.

Conforme informações coletadas pelo sindicato, a cobrança ultrapassa valores de R$ 1.136,00 por vida. A NGD usa dos fatos desses aposentados internados estarem em tratamento de quimioterapia, psicológico, de pisioterapia, entre outros. Para, pelo medo da interrupção dos tratamentos, eles se sentirem obrigados a aderir a um plano insustentável financeiramente. Devemos lembrar que os impactados são em sua maioria idosos que passariam a pagar mais do que recebem do INSS.

Nossa indignação se torna mais forte quando esses problemas de saúde são usados para tornar as pessoas reféns da necessidade da adesão ao novo plano. Devemos lembrar que esses males são em sua grande maioria ocasionados pela alta carga laboral que os trabalhadores do segmento de GLP são submetidos diariamente nas empresas.

A ameaça de corte do plano e a coação de aposentados resultaram em uma notificação extrajudicial do SITRAMICO-RJ à empresa. Somos contrários à cobrança e qualquer mudança prejudicial aos trabalhadores ativos e aposentados. E informamos que caso não haja acordo sobre o assunto tomaremos as medidas judiciais cabíveis.