Segunda, 10 Fevereiro 2025 12:02

MOOVE: SITRAMICO-RJ presta solidariedade aos trabalhadores e cobra informações da empresa sobre incêndio na Ilha do Governador

Unidade de lubrificantes da Moove (Cosan) na Ilha do Governador Unidade de lubrificantes da Moove (Cosan) na Ilha do Governador (Governo do RJ/Divulgação)

Hoje, o SITRAMICO-RJ encaminhou um ofício para a Moove, para abordar o incêndio ocorrido na unidade Ilha do Governador. De acordo com informações do site Band News FM, o incêndio de grandes proporções teve início no último sábado, (8) ao meio-dia, a área da antiga fábrica de óleos Cosan, na Ribeira, Ilha do Governador, Zona Norte do Rio. O local é administrado pela Moove, empresa do setor de lubrificantes. O sindicato prestou sua solidariedade aos trabalhadores pelo ocorrido.

Fomos informados que os funcionários do administrativo ficarão em regime de home office e os do operacional ficarão essa semana em regime de Banco de Horas. Lembramos que essas horas em casa deverão ser compensadas futuramente. Além disso, como informado pela empresa, esses mesmos trabalhadores devem ficar à disposição, ou seja, em sobreaviso, caso precisem retornar presencialmente à fábrica.

No ofício, salientamos que o momento é de união e o Sitramico-RJ se encontra a disposição no que puder ajudar. No entanto, destacamos o nosso compromisso em defesa dos trabalhadores e a necessidade de uma reunião urgente com a empresa para compreender: o que motivou o incêndio; ação da brigada de incêndio; tempo de controle do incêndio; contingente presente na base; evacuação dos trabalhadores; e se a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - e empresa estavam cientes quanto ao risco e ao ambiente inseguro; manutenção do emprego durante período de rescaldo, perícia, até o retorno das atividades; o funcionamento do banco de horas e do sobreaviso do pessoal operacional; a questão da segurança dos trabalhadores operacionais no retorno presencial às atividades. Por fim, solicitamos o envio da ata extraordinária da CIPA e o Relatório de Acidente.

Vamos acompanhar a situação e assim que tivermos mais notícias, divulgaremos!