Segunda, 05 Agosto 2024 23:07

Petros | Sindicatos discutem demandas de aposentados e pensionistas em reunião

O SITRAMICO-RJ informa que no dia 9/7 foi realizada uma reunião entre o Comando Nacional Unificado (CNU) e a Petros para a discussão de temas diversos. Veja abaixo os tópicos abordados:

  • Acessibilidade para idosos: Após questionamentos e pressão dos sindicatos, a Petros informou o retorno do atendimento presencial e destacou que há um estudo para a possibilidade de implementação de posto itinerante. Além disso, os representantes da Petros destacaram os esforços para uma comunicação mais acessível e transparente.
  • Ausência da VIBRA no Grupo de Trabalho: O CNU denunciou a ausência da patrocinadora no GT que trata da identificação de problemas e soluções na gestão do plano. Apesar de a Petros afirmar que a ausência da VIBRA não prejudica as discussões, as entidades sindicais acreditam que a ausência da empresa tem uma série de reflexos nos debates e estudos propostos. Vale lembrar, que desde a privatização, há grandes dificuldades em agendar reuniões específicas com a VIBRA, sobretudo, ao considerar os assuntos que competem aposentados e pensionistas.
  • Cisão dos PPSP Vibra: De acordo com a Petros, do ponto de vista gerencial não haveria mais interferências da Petrobras. Os representantes destacaram que esta foi uma decisão unilateral da empresa a partir da privatização da BR Distribuidora. Foi dito, ainda, que não houve mudanças para os participantes pois as regras se mantém. O CNU entende que há impacto, já que houve alteração no fundo mutualista. Os sindicatos destacaram as inseguranças dos aposentados e pensionistas sobre o tema.
  • O plano de equacionamento do déficit: Em resposta os constantes questionamentos dos sindicatos em torno do PED, a Petros afirmou que não vê possibilidade para fim dos equacionamentos, dada a complexidade dos planos e reposição do fundo para a sua perenidade. Destacaram, ainda, que os problemas pelo Sitramico e pela FUP sobre inadimplências e margens foram corrigidos. para que os inadimplentes também pudessem aproveitar facilidades dos juros e prazos nos empréstimos

Em breve teremos reunião sobre o tema com a Patrocinadora, em conjunto com as Federações.