Segunda, 16 Setembro 2024 17:15

Queimadas na região da Pedra da Tartaruga em Teresópolis

Teresópolis em chamas Teresópolis em chamas Foto: Brigadistas PNMMT

Desde o último dia 12, um incêndio passou a consumir as encostas e fragmentos florestais no Parque Montanhas, em Teresópolis. A situação crítica se mantém há dias e reflete um cenário que tem ocorrido em todo o Brasil. O calor escaldante e o clima seco são o cenário perfeito para alastrar o fogo. De acordo com matéria da Agência Brasil, somente em agosto, 240 focos de queimadas foram detectados no Rio de Janeiro. É o maior número registrado para o mês desde 2010, quando houve 355 ocorrências. Em setembro, o Inpe já identificou até o momento 135 incêndios florestais dentro do estado.
O excesso de queimadas no Brasil vem resultando em uma queda na qualidade do ar em diversas regiões, gerando preocupações com a saúde das populações. Nas últimas semanas, viralizaram nas redes sociais imagens que mostram paisagens encobertas por fumaças em algumas capitais, como Brasília, São Paulo e Belo Horizonte. Em algumas cidades do interior do estado do Rio de Janeiro, a fumaça também impressionou os moradores. Isso ocorreu, por exemplo, na região serrana, onde estão municípios como Petrópolis e Teresópolis.


Como muitos sabem, a sede campestre do SITRAMICO-RJ em Teresópolis está próxima de alguns focos de incêndio, ocorridos nos arredores da Pedra da Tartaruga. Não tivemos prejuízos na nossa sede, mas a situação é crítica. Como forma de apoiar a luta do corpo de bombeiros, o sindicato se colocou à disposição para auxiliar no que for possível.  Uma das medidas foi o uso da água do lago para conter os focos de incêndio. Você pode ver parte da ação abaixo: