Quinta, 22 Mai 2025 07:56

SITRAMICO-RJ questiona VIBRA e Petros sobre falta de reajuste

No dia 21 de maio, a diretora do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo do Estado do Rio de Janeiro - SITRAMICO-RJ, Jane Sant’Ana, acompanhada pelos aposentados Leny e Perry, entregou pessoalmente à Fundação Petros um ofício denunciando a não aplicação do reajuste anual aos aposentados. O mesmo documento também foi encaminhado à empresa VIBRA Energia.

A iniciativa do surgiu após o recebimento de diversas reclamações pelo sindicato de aposentados que não tiveram o reajuste aplicado em seus complementos Petros — inclusive para faixas salariais até R$ 11.917,00.

Em contato telefônico com o SITRAMICO-RJ, a empresa informou que, neste ano, não manteria a política de isonomia adotada em exercícios anteriores. A decisão atinge tanto os trabalhadores da ativa com salários acima do teto da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), quanto os aposentados não repactuados, o que, para o sindicato, representa um grave retrocesso e uma ação discriminatória.

O SITRAMICO-RJ repudia qualquer tipo de tratamento desigual. A diretoria do sindicato reforça que tem defendido, em todas as mesas de negociação, a aplicação de reajustes e benefícios de forma equânime, sem distinções por cargo, função ou faixa salarial. O atual modelo tem promovido o achatamento dos salários mais altos sob a justificativa de “justiça social”, por parte da empresa, ao passo que desobriga a companhia de garantir os direitos adquiridos a todos.

Diante disso, o SITRAMICO-RJ cobra da VIBRA as seguintes providências:

  • Esclarecimento sobre a tabela salarial enviada à Fundação Petros, prática habitual após cada negociação coletiva;
  • Manutenção da isonomia para todos os empregados ativos, independentemente do nível salarial, como forma de reconhecer o esforço coletivo da categoria;
  • Aplicação do reajuste aos aposentados não repactuados da Petros, trabalhadores que contribuíram diretamente para a construção da empresa que a VIBRA representa hoje.

O SITRAMICO-RJ aguarda resposta oficial e reafirma sua confiança de que a VIBRA manterá sua responsabilidade social e o respeito com os trabalhadores da ativa e aposentados que ajudaram a consolidar sua trajetória.