Após meses de tentativas, na tarde da última segunda-feira, 26/8, finalmente os sindicatos conseguiram uma reunião com a VIBRA Energia para tratar a cisão dos planos Petros. A reunião foi produto de uma carta conjunta emitida por Fetramico - Federação Nacional dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivados de Petróleo, Fepetrol - Federação dos Trabalhadores no Comércio de Minérios e Derivado de Petróleo no Estado de São Paulo e o CNU – Comando Nacional Unificado. Durante a reunião, os sindicatos destacaram a postura impositiva adotada pela empresa sobre o assunto.
Na ocasião foi relembrado que além da VIBRA, os participantes também patrocinam o plano e tem sido de modo recorrente penalizados por seguintes PED - Planos de Equacionamento de Déficit. Reforçaram que qualquer movimentação desta magnitude demanda a participação de todos, inclusive os assistidos.
Os representantes da VIBRA afirmaram que este movimento não era diferente da cisão do PPSP, ocorrida anteriormente. Alegaram que é um movimento para cisão das demais massas e, ainda, que empresa espera criar uma massa VIBRA para que seja possível trabalhar de modo transparente. Lembrou que não há a vontade de mudar os regramentos para os assistidos e destacou que os beneficiários não são ligados à Petrobrás, por isso a necessidade de distinção.
Apesar dos apontamentos, os sindicatos levantaram dúvidas em relação a saúde do plano e cobraram a participação ativa dos assistidos nas decisões estratégicas em torno do fundo. Pleitearam uma paralisação temporária da cisão para que as entidades pudessem participar das discussões e garantir a segurança dos participantes nesse processo. Inicialmente a proposta foi recusada em mesa, mas que após enérgica atuação dos sindicatos, os representantes da companhia concordaram em levar o pleito para as discussões internas em torno da cisão. Além deste item, foi proposta a criação de Grupo de Trabalho com participação de representantes das Entidades Sindicais para acompanhamento do processo.
Em breve faremos novo contato com a empresa e a partir das respostas apresentadas, produziremos novos materiais informativos sobre o assunto. Fiquem atentos!
Fetramico, Fepetrol e CNU