Em dezembro, o Sitramico-RJ encaminhou um ofício à Vibra Energia referente à suspensão temporária dos pagamentos de empréstimos. No documento, o sindicato destacou a importância da medida para a recomposição financeira dos aposentados e pensionistas. Além disso, foi destacada a criação de alternativas facilitadas para aqueles que ainda permanecem inadimplentes regularizem seus compromissos com a Petros, a entidade responsável pelo fundo de pensão.
Informações no contracheque
Fomos informados pelos nossos associados que o contracheque apresentava a descrição de quantidade quitada/quantidade total ao lado da rubrica (empréstimo), o que não ocorre mais. Com isso, há uma dificuldade em ter uma base do saldo devedor. Após pedido do sindicato, o setor de relações com participantes da Petros informou que está analisando internamente esta possibilidade.
Prova de Vida
Outro ponto de preocupação levantado pelo SITRAMICO-RJ é a dificuldade enfrentada pelos idosos no processo de comprovação de vida junto ao INSS, especialmente devido à utilização de tecnologias como o portal GOV.BR, que muitos encontram dificuldade para acessar. Após reiteração de um ofício enviado em dezembro de 2024, o sindicato solicitou uma confirmação da Petros sobre a possibilidade de retomar a prática anterior, quando havia um convênio que permitia à própria entidade (a própria Petros) realizar a comprovação junto ao INSS em nome dos aposentados.