No dia 28/06, aposentados e trabalhadores da ativa realizarão um ato contra os ataques sofridos por todos os trabalhadores desde o anúncio de privatização da Petrobrás Distribuidora, em 2020. O ato será iniciado às 12h e a concentração será em frente ao Edifício Lubrax, na rua Corrêa Vasquez, 250 - Cidade Nova (saída do metrô Praça 11)
A organização do protesto foi motivada pelo total desrespeito ao compromisso social e contratual assumido pela BR Distribuidora (atual VIBRA) em torno dos trabalhadores, ex-trabalhadores, pensionistas e aposentados documentados nos Acordos Coletivos de Trabalho firmados até 2019.
Nossos direitos não podem morrer
Os Sindicatos denunciam um grande esforço da companhia em desconsiderar os pactos definidos em campanhas salariais anteriores. Além da tentativa de imposição de um novo plano de previdência, também houve uma nociva alteração no custeio do plano de saúde.
Se concluída, a troca na dinâmica das cobranças custará a vida de diversos trabalhadores e aposentados que apesar das promessas feitas em mesa de negociação pela própria VIBRA, precisariam arcar com eventuais gastos, muitas vezes acima das possibilidades financeiras destes grupos. A mudança afeta de modo brutal tanto os trabalhadores da ativa quanto aposentados e pensionistas.
As entidades sindicais e os trabalhadores exigem que a empresa cumpra os compromissos assumidos durante as negociações coletivas.
O protesto tem objetivo de dar voz aos trabalhadores que elevaram a BR Distribuidora à posição de maior distribuidora de derivados de petróleo do Brasil. Após a privatização, há uma insistente tentativa de apequenar a importância desses trabalhadores que transformaram a companhia num grande objeto de cobiça do mercado. Hoje, como VIBRA, o que se vê é o aproveitamento das conquistas de gerações passadas. Mas ao dar as costas aos trabalhadores e ignorar a grande responsabilidade social que tem no contexto brasileiro, a companhia mostra que sua única preocupação são os acionistas e a manutenção das práticas predatórias de mercado.
A Diretoria